Offline
História Hoje: 24 de junho é Dia de São João
24/06/2024 10:42 em Cultura

Bandeirinhas coloridas, trajes caipiras, fogueiras, muita comida à base de milho e quadrilha. As festas de São João no Brasil acontecem durante todo o mês de junho e podem chegar até agosto. O dia do santo mesmo é 24 de junho quando a Igreja Católica celebra o nascimento de São João, o Batista, primo de Jesus. Além dele, Santo Antônio e São Pedro também são homenageados nas festanças. Por todo o mundo, a data também é marcada por celebrações religiosas.

Por aqui, os maiores festejos acontecem nas cidades de Caruaru, em Pernambuco, e de Campina Grande, na Paraíba. Há uma disputa popular para saber qual é o maior e melhor São João do Brasil. Um dos destaques de Caruaru é a tradição das comidas típicas gigantes. Já Campina Grande é palco de grandes apresentações de grupos tradicionais de quadrilha.

Na cidade de Porto em Portugal, as festas começam na véspera, na noite de 23 de junho. Também tem música, fogueiras e balões de ar quente. Fogos de artifício colorem o céu na virada para o dia 24. As pessoas enfeitam vasos de barro com manjericão, escrevem versos e oferecem a pessoas queridas.

Em Quebec, no Canadá, é feriado! O primeiro desfile em homenagem a São João Batista foi realizado em 1843. A província é tomada por centenas de festivais musicais e as pessoas vão às ruas com bandeiras brancas e azuis que remetem à aliança franco-canadense. Os festejos unem patriotismo, costumes pagãos pelo solstício de verão e celebração do santo católico.

Em Tucson, no Arizona, que fica na região sudoeste dos Estados Unidos, devotos realizam uma procissão em homenagem à São João Batista, fazem festa com comida e danças, para pedir chuva na nova estação.

Na costa venezuelana, em Naiguatá, também há procissões religiosas e muita festa. Ali cantos e tambores combinam ritos africanos e católicos. Os fiéis acompanham a imagem do santo com lenços brancos nas mãos.

Em Londres, no Reino Unido, ocorre uma grande celebração religiosa na Catedral de St. Paul. Realizada pela tradicional Ordem de São João, o momento relembra propósitos como ajudar os mais necessitados, sem distinção de nacionalidade ou crença religiosa.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Paula de Castro

Apresentação: Dilson Santa Fé

 
COMENTÁRIOS