BC LANÇA MOEDA COLORIDA PARA CELEBRAR INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
27/07/2022 13:07 em É Noticia

Duas moedas comemorativas do Bicentenário da Independência já estão à venda. Uma de prata e outra de cobre e níquel, que traz a novidade das cores verde e amarela no reverso.

Para marcar o Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado esse ano, o Banco Central lançou duas moedas comemorativas, uma em prata e outra em cobre e níquel. A novidade é que, pela primeira vez, uma moeda brasileira é colorida. As cores verde e amarela, usadas na Bandeira do Brasil desde o Primeiro Império, aparecem em uma faixa em movimento na moeda de cobre e níquel.

As moedas também retratam dois momentos históricos. A de prata apresenta a sessão do Conselho de Estado, presidida pela princesa D. Leopoldina, com a participação de José Bonifácio. Ocasião em que ficou decidido enviar cartas a D. Pedro aconselhando-o a romper com a Coroa portuguesa. Já a moeda de cobre e níquel mostra o Grito da Independência, em que D. Pedro, ao receber as cartas, proclama a Independência do Brasil, às margens do Rio Ipiranga.

O reverso das duas moedas traz a primeira estrofe do Hino da Independência. Na moeda de prata, aparece também a Bandeira Nacional.

Vão ser produzidas no máximo 20 mil unidades da moeda de prata e 40 mil  da de cobre e níquel. 

Para quem quiser guardar essa lembrança do bicentenário, as moedas comemorativas estão à venda no site www.clubedamedalha.com.br. A de prata custa 420 reais e a de cobre e níquel, 34 reais.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Ana Gabriella Sales.

 

COMENTÁRIOS