Brasil recebe quase 7 milhões de máscaras cirúrgicas para distribuir a estados e municípios
17/06/2020 10:25 em Saúde

O Brasil recebeu, no início da semana, uma carga de máscaras compradas pelo governo federal e destinadas aos estados para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A carga continha quase 7 milhões de máscaras cirúrgicas de três camadas e pesava cerca de 30 toneladas. 

Desde o dia 6 de maio, o país já recebeu 126 milhões de máscaras cirúrgicas e do tipo N95. Ao todo, devem ser disponibilizadas 240 milhões de unidades. A carga será transportada em voos fretados pelo Ministério da Infraestrutura. 

Esta última remessa do material chegou em uma aeronave de passageiros Boeing-777, vindo da China. Além do porão da aeronave, a cabine também passou por adaptações para acomodar as mais de 3.550 caixas do produto, que será distribuído aos 27 estados brasileiros. 

Com o intuito de tornar o combate à pandemia mais eficaz, o Ministério da Infraestrutura desenvolveu um plano nacional de logística e distribuição, em apoio ao Ministério da Saúde e aos governos estaduais e municipais.

O plano incorpora ações para viabilizar a chegada do material importado, articulação com órgãos governamentais que atuam nos aeroportos para prioridade no desembaraço aduaneiro e apoio na distribuição dos equipamentos nos estados.

COMENTÁRIOS