Covid-19: País tem 30 mortes e 4 mil profissionais de saúde afastados
17/04/2020 17:18 em Saúde

Balanço divulgado pelo Conselho Federal de Enfermagem considera casos confirmados e suspeitos entre técnicos, assistentes e enfermeiros

 A- A+
Ao todo, Brasil acumula 1.924 mortes por covid-19

Ao todo, Brasil acumula 1.924 mortes por covid-19

Pixabay

O Brasil contabiliza 4 mil profissionais de saúde afastados e 30 mortes por conta da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, até a última quarta-feira (15). 

A informação foi divulgada pelo Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), nesta sexta-feira (17), e considera trabalhadores técnicos, assistentes e enfermeiros. 

 

Em apenas dez dias, o número de pessoas afastadas saltou de 230 para 4.089 casos — entre confirmados e suspeitos. 

 

Déficit de profissionais

 

De acordo com o órgão, há um déficit no número de profissionais contratados pelos hospitais. Em fiscalizações realizadas pelo Conselho em três hospitais de São Paulo, o órgão encontrou uma carência de 617 auxiliares e técnicos de enfermagem e 761 enfermeiros. 

Leia: Hospitais municipais de SP têm 100% dos leitos de UTI ocupados

"Por mais que existam profissionais disponíveis no mercado, os hospitais, principalmente da rede pública, trabalham com o mínimo possível de funcionários, longe das condições ideais de qualidade e segurança para o paciente”, explica Renata Pietro, presidente do Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo). 

 
COMENTÁRIOS