Romeu Zema participa de reunião com governadores do Sul e Sudeste e ministro da Infraestrutura
23/03/2020 16:27 em É Noticia

 

Objetivo é avaliar impactos do novo coronavírus no transporte interestadual e traçar estratégias para garantir o abastecimento

 

O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (23/3), de uma videoconferência entre os governadores integrantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) e o ministro de Estado da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. O objetivo da reunião foi discutir e traçar estratégias para reduzir os impactos da crise gerada pelo novo coronavírus no transporte interestadual e evitar problemas de abastecimentos nos estados. 

Romeu Zema defendeu, durante o encontro virtual, a importância de ter ações alinhadas entre as gestões federal, estadual e municipal.
“Em Minas, tenho trabalhado com proximidade da Associação Mineira de Municípios, o que pode também ser uma boa estratégia para outros estados, e até mesmo em nível federal, por meio da Confederação Nacional de Municípios. Precisamos orientar os prefeitos para evitar medidas extremas, como interrupção de vias de acesso, para mantermos, de forma responsável, as atividades econômicas em funcionamento”, afirmou. 

O governador de Minas Gerais também reforçou que está tomando todas as medidas necessárias para garantir o abastecimento no estado.
“Já estamos adotando as recomendações sanitárias necessárias e o acompanhamento ininterrupto da evolução da epidemia em todas as regiões mineiras, para garantir que o transporte, principalmente rodoviário, seja mantido de forma controlada e criteriosa, para garantir o abastecimento e conter a crise da Saúde sem que outras crises sejam geradas em decorrência disso”, ressaltou. 
O ministro de Estado da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, enalteceu os esforços dos governadores para adotar medidas preventivas e reforçou que as ações sejam coordenadas entre os estados, para que a logística de transporte, inclusive de insumos para fabricação de álcool em gel e instrumentos médicos, seja mantida durante a contenção da pandemia. 
“Todos estão fazendo o seu melhor e admiro os esforços das gestões estaduais na contenção do vírus. Mas sentimos necessidade de organizar essas ações de forma a garantir a logística de transporte e um mínimo de atividade econômica. É fundamental, por exemplo, mantermos o transporte rodoviário de cargas e o funcionamento de estrutura alimentícia e de suporte nas estradas, para que os caminhoneiros possam continuar em atividade. No âmbito federal, também pretendemos anunciar medidas para auxiliar os Executivos estaduais nesse setor”, disse. 
Além do governador Romeu Zema e do ministro, participaram da videoconferência os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva; do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior;  de São Paulo, João Doria; do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; e do Espírito Santo, José Renato Casagrande.


Crédito (foto): Rafaela Matias

COMENTÁRIOS