Piloto de drone Mavic 2 Enterprise consegue alertar surfista sobre perigo de tubarão
24/09/2019 11:29 em Curiosidades

Neste final de semana, Christopher Joye, um dos usuários do drone Mavic 2 Enterprise, conseguiu alertar um surfista do perigo da aproximação de um tubarão. Christopher estava pilotando o veículo aéreo da DJI para vasculhar as águas do mar quando se deparou com um tubarão chegando próximo ao surfista numa praia ao sul de Wollongong, na Austrália. Usando o alto-falante do drone, foi possível avisar sobre o perigo iminente.

Depois de ouvir o aviso, o surfista rapidamente voltou para a praia, enquanto o tubarão nadou em direção ao mar. O piloto do drone publicou no Twitter o vídeo sobre o acontecimento e escreveu: “Hoje, em Werri Beach, esse grande tubarão estava se aproximando de um surfista e eu usei o sistema de alto-falantes do meu drone para alertá-lo. Observe ele olhar para o drone e depois fugir, agitando a água para espantar o tubarão que se aproxima".

 

christopher joye@cjoye
 
 

At Werri Beach today this large shark was approaching a surfer, and I used my drone's speaker system to warn him. Watch him look up at the drone, then bolt, with the sudden splashing warding off the approaching shark @smh @FinancialReview

 
Vídeo incorporado
 
1.005 pessoas estão falando sobre isso

 

 

O drone Mavic 2 Enterprise é destinados especialmente para situações de risco e salvamentos, já que é possível acoplar nesse modelo ferramentas como alto-falantes e lanternas. O drone também incorpora uma câmera termográfica da Flir, especialista na tecnologia. O Mavic 2 Enterprise Dual, por sua vez, oferece funções exclusivas como criação dinâmica de imagens multiespectrais, escanear a temperatura média dos objetos mostrando a temperatura mais baixa, média e mais alta de uma área e destacar objetos numa temperatura determinada pelo piloto.

Como surfistas nadam sobre águas profundas, às vezes não é possível enxergar a aproximação de tubarões. De acordo com imagens captadas por drones nas praias dos Estados Unidos, surfistas passam mais tempo próximos de tubarões do que imaginam. A visão privilegiada mostra que na grande maioria dos casos em que surfistas estão ao lado de um tubarão, eles sequer percebem a presença dos peixes. Não é a primeira vez que drones captam a presença de tubarões e até mesmo ajudam a prevenir ataques. O drone salva-vidas Little Ripper Lifesaver, por exemplo, ganhou um prêmio na Austrália por identificar tubarões com 90% de precisão.

COMENTÁRIOS