Maior superlua de 2022 acontece nesta quarta-feira (13); veja como assistir a “Lua dos Cervos”
13/07/2022 16:09 em Curiosidades

Nesta quarta-feira (13) ocorre a maior superlua de 2022, a terceira do ano. Tradicionalmente, a lua cheia desse mês é conhecida como “Lua dos Cervos”, mas possui ainda outras denominações como “Lua do Trovão”. Dessa vez, o fenômeno vai ser também uma superlua.

Como assistir a superlua de Julho?

A superlua de julho deve atingir seu ápice pode volta das às 15h48 (horário de Brasília), no entanto, só vai ficar completamente visível após o anoitecer e seu maior tamanho poderá ser visto às 19h30.

As definições de superlua podem variar bastante, já que o tamanho em que o satélite parece maior visto aqui da terra é relativo. No entanto, os observatórios consideram que a “Lua dos Cervos” será a terceira Superlua de 2022 e o melhor: deve ser a maior delas.

A Superlua ocorre quando a Lua chega à fase completa (cheia) ao mesmo tempo em que sua órbita elíptica faz sua aproximação máxima da Terra – ponto chamado de perigeu. O ponto mais distante é chamado de apogeu. Imagem: VectorMine – Shutterstock

O que é uma Superlua?

Uma Superlua acontece quando o satélite  natural chega à fase completa ao mesmo tempo em que sua órbita elíptica faz sua aproximação máxima da Terra. Durante esse evento, a Lua aparenta ser 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.

 

Suas aparições são poucas ao longo do ano porque precisam acontecer na hora certa e no tempo certo, diferente da cheia normal, que ocorre todo mês. Isso ocorre, pois, durante a órbita do satélite na Terra, ela passa por dois pontos importantes: o perigeu e o apogeu, dois pontos distintos causados pelo formato elíptico da órbita.

Assim, enquanto o apogeu representa o ponto em que o astro está mais longe da Terra, no perigeu ela está cerca de 50 mil quilômetros mais próxima de nosso planeta. Ou seja, para a  Superlua acontecer ela deve estar na fase cheia e no perigeu ao mesmo tempo.

sso é incomum porque, enquanto a Terra gira em torno do Sol, sua orientação para nosso planeta permanece praticamente a mesma, e muda onde a lua está em órbita durante cada fase cheia, fenômeno conhecido como precessão lunar. Sem ele, a superlua seria ainda mais rara.

Lua dos Cervos

O nome “Lua dos Cervos”, dado a Lua Cheia de julho, que não necessariamente será Superlua, foi popularizado nos Estados Unidos, da mesma maneira que a “Superlua de Morango”. Os termos surgiram pela primeira vez no The Old Farmers Almanac (O Velho Almanaque do Fazendeiro, em tradução livre), uma periódico publicado nos EUA desde o fim do século XVIII que reúne receitas, previsão do tempo e claro, fenômenos astronômicos, já que muitos são relevantes para as plantações e colheitas.

A “Lua dos Cervos” recebe esse nome pois ocorre no período em que os cervos (e outros animais com chifres da mesma família) estão com seus chifres renovados e grandes. Lembrando que o nome é dado à Lua Cheia de julho, independente de ser uma Superlua.

COMENTÁRIOS