Offline
História de João Pinheiro
É Noticia
Publicado em 10/09/2023

A estratégica localização, no Noroeste, na região do Urucuia, proporciona permanente intercâmbio comercial e cultural com quatro Capitais e importantes cidades da região, tanto no Triângulo como no Norte do Estado. Tem um território, segundo em Minas, que mede 14551 quilômetros quadrados. A cidade é de ótima infra-estrutura e está à 800 metros de altitude. Chega-se lá pela rodovia BR-040 por 388 quilômetros. Tem aeroporto. É comarca de 2ª Entrância..

Santana dos Alegres foi a denominação do primitivo povoado pertecente ao bispado de Pernambuco - que deu origem ao município. Segundo a tradição oral, um boi curraleiro muito bravo que vivia nas adjacências do local, frequentemente, ao anoitecer, ia para o arraial e lá permanecia durante toda a madrugada a mugir.

O hábito daquele animal, chamado Alegre, intrigava a todos. Conta-se que esta foi a razão do nome do povoado, formado por volta de 1818 por pequenos fazendeiros e garimpeiros, que ali se fixaram atraídos pelas fartas pastagens e lavras de diamantes.

Em 1873, a vila de Santana dos Alegres foi elevada a município. Até 1902, o garimpo foi bastante explorado às margens do rio Santo Antônio e no leito de outros cursos d'água. A Vila de Santana dos Alegres, em 1911, recebeu seu nome atual, numa homenagem ao ex-presidente do Estado. Em 1925 foram-lhe concedidos foros de cidade e sede de município.

Como atrativo natural, João Pinheiro apresenta a cachoeira do Garimpo, localizada no ribeirão do Garimpo. Julho é um mês festivo na cidade, quando ocorrem exposições agropecuárias com leilões, rodeios e grandes atrações artísticas.

Fonte: Secretaria da Cultura em : 01/10/1999

 

 

Comentários