Anorexia: o que é e quais são as características
22/04/2022 15:48 em Saúde

É natural que você se preocupe com sua saúde, alimentação e que queira estar em boa forma. Isso se torna em um transtorno alimentar, quando a pessoa passa a ter uma preocupação obsessiva com aspectos do corpo e da alimentação.

 

A pessoa passa a cortar alimentos engordativos e a controlar a sua alimentação como se esse fosse o principal aspecto de sua vida. A anorexia nervosa é uma doença em que a preocupação com o corpo, peso, calorias, gordura, tomam uma proporção obsessiva. A mente não consegue se livrar desses pensamentos obsessivos sobre o corpo, comida e calorias, fazendo com que a pessoa restrinja os outros aspectos de sua vida, a ponto de a pessoa perder o instinto da fome e da sobrevivência.

Os sistemas corporais também ficam prejudicados e isso aparece principalmente através de 3 sinais:

  • Saciedade: ficam satisfeitas mesmo comendo muito pouco; 
  • Apetite que fica muito reduzido; 
  • Distorção da sua imagem corporal: ao se olhar no espelho as pessoas com anorexia não enxergam uma pessoa magra mas tem a convicção de que vêem um pessoa que está gorda, deformada, com partes do corpo muito aumentadas. 

Além dessas características, outras alterações no comportamento precisam ser observadas como: Ficarmos atentos a pessoas que fazem dietas com muita frequência, ou dietas extremamente restritivas. A pessoa interessa-se por tudo que é ligado a alimentação e calorias. Demonstra insatisfação constante com o peso e com o corpo, frequentemente vai ao banheiro após as refeições e há sinais de que a vomita, geralmente como pouco ou não come determinados grupos alimentares, especialmente os mais calóricos. Normalmente diz que já se alimentou sem que ninguém veja, divide os alimentos entre permitidos e proibidos, possui crenças rígidas e estranhas sobre a alimentação, costuma comer sozinho, pode manter uma rotina rígida e intensa de atividades físicas, bebe muita água durante o dia e por fim, pode usar medicações.

A anorexia torna-se mais recorrente em mulheres e 80% dos casos dão início entre os 12 e 20 anos de idade, além disso, existe alguns fatores de risco, algumas atividades profissionais que também aumentam o risco de anorexia como: bailarinas, modelos, profissionais de moda ou saúde

Essas são as categorias mais vulneráveis. A anorexia pode incapacitar o indivíduo de exercer suas atividades cotidianas, trazendo grande sofrimento emocional.



Fonte: Brasil 61

COMENTÁRIOS