Infogripe: Brasil registra tendência de crescimento de casos de SRAG
26/11/2020 10:36 em Saúde

Estudo classifica incidência de diagnóstico e óbitos como muito alta

 

Publicado em quarta-feira, 25 Novembro, 2020 - 20:52 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

 

Alerta para o aumento de casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil. O último boletim Infogripe da Fiocruz aponta uma tendência de retomada de crescimento desses casos.

O estudo classifica a incidência de diagnóstico e óbitos como muito alta, no período de 15 a 21 de novembro. Doze capitais estão com sinal de elevação dos casos na tendência de longo prazo. A situação é grave em Belo Horizonte, Campo Grande, Maceió e Salvador. 

Quase 98% dos resultados positivos para os vírus respiratórios monitorados são em consequência do novo coronavírus. O boletim monitora as notificações de síndrome respiratória aguda grave pelos dados do sistema Sivep-gripe, do Ministério da Saúde. 

O pesquisador da Fiocruz, Daniel Villela avalia que a análise da taxa de incidência nas duas últimas semanas revela um quadro preocupante no plano nacional.

Villela explica ainda que o reflexo no crescimento de mortes pode ser tardio. Ainda segundo, a Fiocruz, a interrupção temporária no fluxo de registros do SIVEP, em função do ataque à rede do Ministério da Saúde, pode ter alterado a estimativa de casos recentes em alguns locais.

Edição: Joana Lima

COMENTÁRIOS