Secult é presença confirmada na Abav Collab 2020, um dos maiores eventos de turismo do Brasil
24/09/2020 12:50 em É Noticia

Secretaria tem participação com palestras, apresentações e atendimentos em dois espaços da feira, que neste ano acontece de forma virtual

 

Um destino que oferece experiências incríveis em meio à natureza, seja nas águas medicinais ou no mar de montanhas; em meio ao patrimônio histórico, com uma verdadeira viagem pela história a céu aberto; e em meio à gastronomia, com sabores que agradam aos mais diversos paladares: acrescido da garantia de segurança sanitária, assim pode ser o resumo das múltiplas possibilidades de roteiros e passeios por Minas Gerais, cujos potenciais turísticos serão apresentados pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) na Abav Collab 2020, edição virtual de uma das maiores feiras internacionais de negócios de turismo no Brasil que acontece entre os dias 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, e 2 de outubro.

 

A Secult marca presença no evento em dois espaços: Destinos do Brasil, do Ministério do Turismo, onde estará ao lado de importantes entidades parceiras da pasta, como Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG), BH Airport, Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Minas Gerais (ABIH-MG), Federação de Convention & Visitor Bureau de Minas Gerais (FC&VB-MG) e Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav-MG).

 

O outro espaço é o Minas Recebe, onde a Secult receberá empresas habilitadas no programa Minas Recebe para trabalhar a comercialização e promoção turística do estado. Esta área será dedicada a reuniões comerciais e ao atendimento a agentes de viagens, profissionais do setor e ao público geral com informações turísticas de Minas Gerais e apresentação de produtos turísticos diversificados com o objetivo de gerar oportunidades de negócios.

 

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, participar de um evento que é referência no setor de turismo com presença em espaços representativos é uma porta para Minas Gerais apresentar o que tem sido feito para retomar, com consciência e responsabilidade, as atividades turísticas, além de mostrar os resultados alcançados até agora.

 

“Minas Gerais está entre os nove estados que acompanharam o movimento de expansão das atividades turísticas no país no mês de julho, com registro de crescimento de 5,5% em relação a junho, de acordo com a última Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. Isso mostra que estamos caminhando para a retomada gradual e segura do turismo. Participar da Abav Collab representa um marco para o reposicionamento do destino Minas Gerais frente ao mercado nacional, com a oferta e apresentação de experiências que envolvem a cozinha mineira, a Estrada Real, as estâncias hidrominerais do estado e um dos maiores complexos de lagos do Brasil, o turismo rural, de natureza e de aventuras e o turismo religioso e cultural. São atrativos que colocam Minas Gerais nas vitrines das agências de viagem de todo país”, ressaltou o secretário.

 

Programação

Além de ocupar os estandes para apresentação dos roteiros e destinos turísticos de Minas Gerais, bem como mostrar as peculiaridades das experiências  e produtos que só as terras mineiras podem oferecer, a Secult participa da Abav Collab com três palestras no auditório Destino Brasil: “Turismo Criativo e Gastronômico em Minas Gerais”, na quarta-feira (30/9), apresentada pela subsecretária de Turismo, Marina Simião; “Experimente Minas Gerais”, na quinta-feira (1/10), e “Patrimônios Culturais da Humanidade”, na sexta-feira (2/10), ambas apresentadas pelo analista do Núcleo de Inteligência de Mercado da Secult, Jean Rodrigues.

 

Outras palestras que contam com o apoio da Secult serão apresentadas pelos representantes das empresas mineiras habilitadas no  Minas Recebe: “Uma síntese de Minas”,  pela Ouro Preto Travel; “A capital mineira”, pela Sensações Turismo; e “Caminho pro Interior Mineiro”, pela Viaggio Bene. As três acontecem na quarta-feira (30/9), a partir das 17h, no auditório Collab. O vídeo tutorial “Experiência Gastronômica – Roteiro Azeites de Minas Gerais”, apresentado pela azeitóloga Ana Beloto, no auditório Abav, na sexta-feira (2/10), também tem a parceria da Secult.

 

A participação na Abav Collab 2020 é gratuita para visitantes e o cadastro pode ser feito AQUI.

 

Retomada do turismo e Minas Recebe

Com o objetivo de orientar a retomada gradual e segura das atividades turísticas em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) conduz o programa Minas pra Minas. Em constante diálogo com as entidades de toda a cadeia produtiva do turismo, com as Instâncias de Governanças Regionais (IGRs) e em consonância com os protocolos sanitários do plano Minas Consciente, a Secult desenvolve ações e estratégias para promover Minas Gerais como um destino turístico seguro, apostando nas especificidades de cada região do estado, na valorização do território mineiro e no estímulo do desejo de viajar pelas terras mineiras. Os principais eixos de estímulo às viagens por Minas Gerais são o turismo rural, cultural, religioso, de natureza e de aventura e as experiências por meio das águas, das montanhas, da Estrada Real e da peculiar cozinha de Minas.

Já o Minas Recebe é um programa da Secult que oferece às empresas habilitadas diversas ações de apoio à comercialização de destinos nos mercados nacionais e internacionais, além de possibilitar o fortalecimento do grupo por meio da troca de negócios entre as próprias operadoras e receptivos: qualificação e capacitação dos agentes operadores, participação de reuniões técnicas para fortalecimento do setor, além de viagens de reconhecimento de produtos e destinos, participação em feiras e eventos profissionais são alguns exemplos de benefícios ofertados. Os produtos e contatos dos participantes são divulgados no Portal Minas Gerais, que terá sua nova versão lançada no dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo e data de lançamento da Abav Collab.

 

Experimente Minas Gerais

Em seus 853 municípios, o cartão postal do estado está presente: a hospitalidade e afeto dos mineiros e mineiras. Para além da gentileza de boas vindas, o turista encontra em Minas Gerais 60% do patrimônio histórico nacional; dezenas de parques naturais e unidades de conservação para a prática de ecoturismo e aventuras; um dos maiores complexos de lagos do Brasil; várias estâncias hidromineirais para momentos de puro relaxamento e, como não poderia faltar, diversas maneiras de experimentar os sabores mineiros, desde os pratos típicos até os roteiros gastronômicos, que permitem a vivência da produção e degustação de diversos produtos mineiros, que vão dos clássicos aos mais inovadores: queijos, cachaça, café, quitanas azeites, cervejas artesanais, entre vários outros.

 

Em tempos de pandemia e distanciamento social, Minas Gerais é um destino seguro porque, além de propor protocolos sanitários validados por autoridades de saúde, possibilita experiências incríveis ao ar livre: seja pela apreciação do belo patrimônio cultural a céu aberto e das paisagens inesquecíveis ou pelas atividades na natureza e nas zonas rurais dos municípios.

 

Pesquisa do Instituto Datafolha apontou Minas Gerais como melhor destino histórico no Brasil e melhor destino de natureza em 2019.  No mesmo ano, Belo Horizonte ganhou o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, inserindo o estado nesse seleto grupo internacional composto por 250 cidades espalhadas por todos os continentes.  A economia criativa mineira e toda sua cadeia produtiva, que envolve inovação, cultura e empreendedorismo, ganharam, ainda, importante estímulo com o lançamento da Rede Cidades Criativas de Minas Gerais, também em 2019. Ainda em 2019, a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD), do IBGE em parceria com o MTur, mostrou que Minas Gerais é o segundo destino turístico mais procurado no Brasil.

 

 

Atendimento à Imprensa: Franciele Xavier - (31)99567-8055

 

COMENTÁRIOS