Retorno da competição enfrenta oposição de prefeito de Belo Horizonte
Em reunião nesta terça (7), com os 12 clubes da primeira divisão de Minas Gerais, a Federação Mineira de Futebol (FMF) marcou volta do campeonato estadual para o dia 26 deste mês. O anúncio do recomeço do torneio, paralisado em 15 de março, foi confirmado pelos dirigentes que participaram virtualmente do encontro desta tarde.
Faltam apenas duas rodadas para o fim da fase de grupos da competição. De acordo, com o próprio presidente da FMF, Adriano Aro, as datas originais das semifinais e da final em dois jogos (9 e 12 de agosto) estão mantidas. A decisão coincide com o início do Brasileiro, marcado para começar no dia 8 de agosto.
Nos próximos dias, a FMF deve divulgar um protocolo de segurança, enviado dia 17 de junho para as autoridades sanitárias do governo estadual. Entretanto, dificilmente irão acontecer partidas em Belo Horizonte, por conta da resistência do prefeito Alexandre Kalil, que é ex-presidente do Atlético-MG e considera apressado o retorno do torneio, devido a pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19).
Para o jornalista esportivo Orlando Augusto, que acompanha há décadas o futebol da região, a volta é precipitada. “Os casos da pandemia estão crescendo absurdamente e já se fala até em lockdown (fechamento total) na capital”.
Segundo dados recentes do boletim epidemiológico do estado, Belo Horizonte tem 8.085 casos confirmados e 188 mortes. Já todo o território de Minas registra 1.230 óbitos, em decorrência da doença, com cerca de 60 mil casos confirmados.