Contribuinte tem todas as informações sobre a declaração do Imposto de Renda no e-CAC
11/03/2020 09:42 em Economia

Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal. Também conhecido como e-CAC, é onde você encontra todas as informações sobre a Declaração sobre a Renda da Pessoa Física. Bom, na verdade, é uma central que tem toda sua vida tributária. Um ambiente seguro onde o contribuinte dispõe de vários serviços.

 

Nunca acessou o e-CAC. Então, digita o endereço cav.receita.fazenda.gov.br/ecac. Depois, o site vai te pedir seu CPF, o código de acesso e senha. No primeiro acesso, crie sua senha e peça para o site gerar o código. Lá mesmo, tem os passos necessários para fazer isso.

 

Mas voltando aos serviços disponíveis no e-CAC, um deles é a possibilidade de preencher a declaração do Imposto de Renda. No e-CAC, você insere as informações todas relativas a bens, rendimentos recebidos, despesas com saúde, educação. E, depois de preencher tudo, você envia a declaração. É por lá também que você acompanha tudo, se ela foi processada, se tem pendência e qual é.

 

Lembrando que a declaração também pode ser preenchida pro meio do programa gerador do Imposto de Renda. No e-CAC, você baixa o programa e, no seu computador, conectado à internet, preenche tudo. Tudo o que você precisa saber sobre suas declarações anteriores e como acertar as contas com o Fisco este ano está lá. Basta, do lado esquerdo do e-CAC, clicar na primeira opção, que se chama Meu Imposto de Renda.

 

Nessa área, você pode preencher a declaração online, baixar o arquivo da declaração entregue, se tem pendências tributárias que foram registradas em malha fina, consultar se tem débitos, emitir o DARF – que é o documento por meio do qual você o imposto que deve -, alterar as quotas – caso tenha imposto a pagar e tenha optado por quitar a dívida em parcelas.

 

E, claro, se, neste ano, você tiver imposto a ser devolvido a você, depois de lançar todas as receitas, despesas e bens, então você pode acompanhar, mais à frente, a previsão de depósito na conta que você informar na declaração. A Receita sempre avisa quando a consulta aos lotes de restituição estão disponíveis.

 

No Imposto de Renda 2020, o pagamento do primeiro lote será feito no final de maio. Dessa vez, serão cinco lotes e não mais sete, como era feito todo ano. Então, já sabe, os lotes seguintes virão no final de junho, julho, agosto e setembro.

 

 

 

Simplificando o Imposto de Renda: programete produzido e veiculado pela Radioagência Nacional e a Rede Nacional de Rádio, de segunda a sexta, durante o período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020. Acesse aqui as edições anteriores.

COMENTÁRIOS