Quais são as doenças mais transmitidas pelos pombos?
18/12/2019 10:01 em Saúde

Infectologista comenta o caso que foi parar nas redes sociais de uma jovem que decidiu "adotar" um pombo

Tarde Nacional - Amazônia

No AR em 17/12/2019 - 13:00

 

 

Tarde Nacional - Amazônia desta terça-feira (10) falou sobre os riscos à saúde causados pelo contato com os pombos. Para esclarecer este assunto, Juliana Maya conversou com o infectologista e professor associado do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Flávio de Queiroz.

Ouça no player acima.

Segundo ele, as doenças mais graves são transmitidas pelas fezes dos pombos que se acumulam no meio ambiente.

 

"O culpado disso é o próprio homem que traz alterações no meio ambiente que favorecem com que essas aves aumentem muito a sua população. E nesses dejetos podem crescer alguns microrganismos, como fungos, que podem trazer riscos à saúde. Existem doenças alérgicas que podem ser transmitidas no contato com o pombo. Existe também uma pneumonia e uma meningite que podem ser transmitidas por pombos e outras aves que depositem fezes no solo", afirmou.

 

O maior desafio, de acordo com o professor, é o crescente número de pombos na cidade. Mas por que eles se proliferam?

 

"Porque o homem deixa alimento, comida, lixo, restos. A cidade oferece sistema de água onde eles bebem. E como eles não têm predadores, aumentam muito em população", respondeu Flávio, que não incentiva qualquer espécie de maus-tratos ao animal.

 

E criar um pombo dentro de casa? Na entrevista, ele comentou o caso da jovem publicitária que foi criticada nas redes sociais por resgatar um pombo e mantê-lo em um viveiro em sua casa. Sem resposta sobre se teria um dono, ela decidiu libertar o animal.  

O infectologista comentou também sobre a questão das fezes secas. Qual a diferença para as doenças transmitidas pelos morcegos?

 

O programa Tarde Nacional - Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 13h às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.  

COMENTÁRIOS