Offline
Farmácia Popular: programa passa a oferecer 95% dos medicamentos de forma gratuita
Saúde
Publicado em 17/07/2024

Medida beneficia centenas de usuários no estado e promove economia de até R$ 400 ao ano

 

O Ministério da Saúde anunciou uma expansão significativa do programa Farmácia Popular em comemoração aos seus 20 anos. A partir desta quarta-feira (10), 95% dos medicamentos e insumos serão disponibilizados gratuitamente para todos os brasileiros. Esta iniciativa abrange uma variedade de tratamentos essenciais, como os destinados ao controle do colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. 

O programa oferta 41 itens, entre fármacos, fraldas e absorventes e, até a implementação dessa medida, somente medicamentos indicados para pessoas com diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais eram gratuitos. Para os outros, o Ministério da Saúde pagava até 90% do valor de referência dos medicamentos e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia. Com essa atualização, 95% dos medicamentos e insumos podem ser retirados de forma gratuita, o que equivale a 39 dos 41 itens de saúde distribuídos, ampliando o acesso a saúde para população de todo o Brasil.  

A iniciativa está presente em 85% das cidades brasileiras, o que equivale a 4,7 mil municípios, conta com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país e tem capacidade para atender 96% da população brasileira. Desde junho do ano passado, 560,4 mil mulheres acessaram medicamentos gratuitos para anticoncepção e osteoporose. 

A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional. Já foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 novos municípios de referência do Programa Mais Médicos, com 352 cidades do Norte e Nordeste recebendo a primeira unidade cadastrada. Para alcançar a meta, o credenciamento de novas farmácias e drogarias foi aberto em 811 cidades de todas as regiões do país, com prioridade para os municípios que participam do Mais Médicos – uma estratégia que visa a diminuição dos vazios assistenciais.

Novos Medicamentos Disponíveis:

Dislipidemia (colesterol e triglicerídeos altos):

  • Sinvastatina 10 mg, 20 mg, 40 mg

Doença de Parkinson:

  • Carbidopa 25 mg + Levodopa 250 mg
  • Cloridrato de Benserazida 25 mg + Levodopa 100 mg

Glaucoma:

  • Maleato de Timolol 0,25% e 0,50%

Rinite:

  • Budesonida 32 mcg/dose e 50 mcg/dose
  • Dipropionato de Beclometasona 50 mcg/dose

Como Retirar os Medicamentos:

Vá a uma farmácia credenciada com a receita médica válida, um documento de identidade e CPF. A receita pode ser do SUS ou particular.

Retirada de Fraldas Geriátricas:

  • Idade ≥ 60 anos ou pessoa com deficiência
  • Apresentar prescrição médica, laudo ou atestado com a necessidade de fraldas

Representante Legal:

  • Receita médica válida
  • Documento oficial com foto e CPF do beneficiário

Pacientes Menores de Idade:

  • Certidão de nascimento ou RG
  • Documento oficial com foto e CPF do representante legal
  • Documento que comprove a representação legal

Beneficiários do Bolsa Família:

Os beneficiários do Bolsa Família têm acesso gratuito a todos os medicamentos do programa, sem necessidade de cadastro adicional. O reconhecimento é automático pelo sistema.

Para a lista completa de medicamentos e farmácias credenciadas, consulte o site oficial do Ministério da Saúde.

 

Comentários