Confira destaques da movimentação do Congresso Nacional nesta semana
08/08/2023 13:22 em É Noticia

Semana cheia no Congresso Nacional. Reuniões, sessões e audiências públicas estão previstas para os próximos dias no Senado e na Câmara dos Deputados. Confira alguns dos destaques: 

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito , CPMI do 8 de janeiro, continua seus trabalhos nesta terça-feira, em sua 11ª reunião, que tem como pauta a oitiva de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e Segurança Pública do país e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal. Em reunião anterior da Comissão, o deputado federal Aliel Machado (PV-PR) ressaltou que a investigação não se restringe aos acontecimentos  da data. “Esta CPMI tem a função não apenas de descobrir o dia 8. Nós queremos descobrir o que está por trás. As investigações estão mostrando todas essas ações, e nós vamos encontrar", explicou.

Também na terça (8) acontece audiência pública da Comissão de Serviços de Infraestrutura para debater o Plano de Atuação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A proposta acontece a partir do requerimento do senador Confúcio Moura, e visa conhecer o atual cenário da infraestrutura do Brasil e o papel da agência reguladora para o desenvolvimento do setor. Na mesma data, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle realiza audiência pública sobre o Programa Mais Médicos, com a presença de diversos representantes do setor.

Ainda na terça-feira acontece audiência pública sobre as experiências internacionais na produção de hidrogênio. A Comissão Especial para estudo das iniciativas para transição energética é a promotora do evento, que acontece atendendo à solicitação dos deputados Bacelar (PV-BA) e Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). O objetivo é conhecer as experiências internacionais já implantadas e analisar a viabilidade econômica de replicar esses modelos no Brasil. Representantes do setor foram convidados.

Na quarta-feira (9), uma audiência pública conjunta trata sobre o fim do saque aniversário do FGTS. A ação é promovida pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) e pela subcomissão permanente para tratar de proposições relacionadas ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

Na  sexta-feira (11), a transição energética volta ao foco com a promoção de uma mesa-redonda sobre hidrogênio sustentável. Sobre a importância deste tema estar em evidência, o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) contextualiza:

“Nós precisamos continuar na vanguarda das novas fontes de energia. O Brasil tem se desenvolvido muito na energia solar, isso é muito importante para nós, nós queremos que isso ocorra também em outras formas de energia, aí com o destaque: o Brasil vai acompanhar o mundo naquilo que é nova fronteira, é a fronteira de produção do hidrogênio”.

O evento acontecerá no auditório da Fiesp e contará com representantes do setor de energia elétrica, a partir de requerimento do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). 
 



Fonte: Brasil 61

COMENTÁRIOS