IPÊS JÁ COLOREM A PAÍSAGEM DO CERRADO
08/08/2023 11:15 em É Noticia

Com a chegada do mês de agosto o município de João Pinheiro fica mais colorido com as espécies de ipês que florescem. Primeiro o roxo, o branco, amarelo e depois o rosa, assim é o ciclo, dizem os mais velhos. 

           A árvore símbolo está presente, de forma natural, na zona rural e como paisagismo no perímetro urbano. 

Enfeitando praças, ruas e avenidas, o ipê torna o visual  mais bonito e mais colorido. 

           Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil a Árvore Nacional e o Ipê amarelo a Flor Nacional.

           É no inverno que as folhas do Ipê amarelo caem deixando a árvore completamente despida. No início da primavera ela se cobre-se novamente com sua floração amarela. 

Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada. Sua Inflorescência tem cachos com flores tubulares e levemente frisadas no topo com vários estames, de 3-12 cm de largura.

 

Ipê Amarelo é o nome popular de quase 100 espécies de árvores do gênero Tabebuia, que pertence à família bignoniáceae, a maioria são árvores pequenas e ficam entre 6-12 metros de altura, mas algumas podem chegar à 30 metros.

         Em tupi-guarani o nome Tabebuia significa pau ou madeira que flutua e ipê significa árvore de casca grossa. Assim denominada pelos índios, como árvore que nasce na zona litorânea do Brasil, cuja madeira íntegra resiste ao apodrecimento.

 

BR 040 ENTRADE DA CIDADE DE JOÃO PINHEIRO-MG SENTIDO BRASILIA

ESTRADA QUE DÁ ACESSO À IGREJA COENGE

 

Reportagem: Welington Ney 

COMENTÁRIOS