O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) aprovou, nessa quarta-feira (12), a união dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Rio Paracatu SF7 e da sub-bacia mineira do Rio Urucuia-SF8. Denominado de comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Paracatu e Urucuia, o colegiado representa 28 municípios do Noroeste de Minas. Nos próximos dias, a criação será oficializada por meio de decreto do governador Romeu Zema, com previsão de exercício após processo eleitoral dos conselheiros.
A aprovação se deu durante a 136ª reunião ordinária da nova gestão do CERH para o biênio 2023/2025. Esta é a segunda vez na história dos comitês de Minas e do Brasil que há a união de comitês de bacias hidrográficas em Minas Gerais. A primeira ocorreu no dia 23 de junho, quando foi criado oficialmente o CBH Nascentes do Rio Grande, fruto da fusão dos CBHs do Alto Rio Grande (GD1) e Vertentes do Rio Grande (GD2).
O Comitê de Bacia do Rio Paracatu abrange 16 municípios, sendo 12 com sede na bacia. Já o da sub-bacia mineira do Rio Urucuia-SF8 abrange 12, sendo oito com sede na bacia.
Leia mais em http://www.igam.mg.gov.br/banco-de-noticias/2912--comites-das-bacias-hidrograficas-dos-rios-paracatu-e-urucuia-sao-unificados-em-minas
#MeioAmbienteMG #governoMG #Igam#Baciashidrograficas #RioParacatu #RioUrucuia #Igam #CERH